CLASSes desbravadores

Classe de Amigo

VIII. Arte de Acampar- 1

Como cuidar corretamente de uma corda

O que não devemos fazer:

  • Pisar na corda- Isto estragará suas fibras, elas podem ser cortadas ou danificadas se entrarem em contato com grãos de areia do chão ou cascalhos. Se uma pedra entrar no meio das fibras também estará diminuindo sua eficiência
  •  Carregar do lado de fora da mochila
  • Jamais guarde a sua corda com nós caso não seja necessário, para não danificar a sua corda pelo “vício” inapropriado de suas fibras
  • Nunca deixe a corda em contato direto com o sol.
  • Em hipótese alguma lave a sua corda em máquina de lavar ou use alvejante. Mesmo que não se constate danos visíveis, a sua corda deverá ser aposentada ao menor contato com produtos químicos (gasolina, óleos, ácidos, etc – especialmente os derivados de hidrocarbonetos), substâncias altamente prejudiciais para os tecidos.
  • Não a guarde úmida, suja ou dentro da mochila, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Proteja o seu armário com desumidificadores e inseticidas que contenham paradiclorobenzeno (para traças, sem cheiro e inócuo aos tecidos), mas não deixe em contato direto com sua corda.
O que devemos fazer
  • Em atividades aquáticas, cuidado redobrado com as arestas cortantes, pois a corda molhada perde resistência e torna-se muito mais sensível à abrasão neste estado.
  • Se possível mantenha longe do chão para não ficar em contato com sujeiras, se não tiver jeito embale-a em sacos de corda ou forração de nylon. Tome cuidado com ratos e camundongos pois eles roem e rompem a corda!
  • Evite contato com produtos químicos como água sanitária, agente oxidantes presentes no concreto, canetas comuns, faíscas e outras fontes que possam causar incêndio
  • Evite guardar com nós pois poderá danificar a corda por vício das fibras. Nunca use a corda de esporte para rebocar o carro, se por acaso utilizar para puxar um carro, não use mais para escaladas, rapel ou coisa parecida pois estará colocando em risco sua vida
  • Após cada utilização, vistorie visualmente e manualmente toda a extensão de sua corda em busca de possíveis deformações, desfiados ou cortes.
  • Você pode limpar a sua corda com um pano úmido. Caso seja realmente necessário, lave-a com água fria, de preferência sem cloro. Se a sujeira estiver muito impregnada (muita terra, areia ou magnésio), deixe de molho por umas duas horas em água aquecida a no máximo 30ºC. Depois, esfregue levemente a corda entre si, com sabão neutro e auxílio de uma escova sintética de cerdas macias.
  • Seque sempre à sombra, suspensa, espalhada em voltas e sem o auxílio de qualquer fonte de calor. O tempo de secagem leva de 2 a 4 dias. Lembrando que os raios ultravioletas são extremamente prejudiciais às fibras sintéticas, comprometendo a elasticidade e resistência das cordas em longo prazo.
  • Reserve um espaço especial em seu armário para o seu correto armazenamento – desenrolada, em local seco, arejado e escuro

Fontes:

Cuidados para conservação de cordas

Aula sobre cuidados com a corda#6200FF

Nó Simples

É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Não é muito empregado por marinheiros por ser extremamente difícil de desfazer quando a corda está molhada. Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.

Nó Cego

Esse Nó deve ser aprendido para nunca ser usado, é um nó que quando solicitado, pode alternar sua resposta e funcionamento, ora pode ser instável e desatar com facilidade, ora pode ser muito difícil de desfazer, tornando-se um nó inseguro, sem aplicação prática.

Nó Direito

É um nó de utilidade geral e de aplicação comum; serve para unir cabos de mesmo diâmetro ou espessura, amarrar um pacote, prender uma atadura, rizar a vela, etc. Observe que os dois chicotes de cada um dos cabos devem entrar pela volta formada pelo outro cabo. O Nó direito é um dos nós mais básicos. Simples, fácil de fazer e firme, tem as principais características positivas de um nó. Serve para unir as pontas de duas cordas, formando uma corda maior; ou as duas pontas da mesma corda, formando uma alça. Sua maior desvantagem é que só fica firme se utilizado em cordas de material não-sintético de mesma largura. Ele também é muito utilizado para finalizar amarras.

Nó Cirurgião

O Nó de Cirurgião, como o nome sugere, é utilizado em casos de emergência, pois une as pontas de maneira muito estável, sendo extremamente difícil de ceder ou soltar involuntariamente.  Usado pelos médicos para atar os pontos de uma incisão, é um nó direito com uma laçada a mais, por isso, é um nó mais firme. Possui a finalidade de entrelaçar o fio cirúrgico no intuito de se realizar a hemostasia e/ou a união entre as duas bordas teciduais.

Lais de Guia

Lais de Guia é um dos mais conhecidos e utilizados nós.

Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade.

O nó lais de guia tem como função principal, ajudar no resgate de pessoas afogadas, e em portos para manter os navios ancorados. Muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre

Lais de Guia Duplo

O Nó Lais de Guia Duplo é o nó de encordamento preferido dos escaladores esportivos. É que ele é bem mais fácil de soltar depois de uma queda. O Nó Lais de Guia Simples  não é aconselhado, já que se afrouxa fácil demais e pode se desfazer se tracionado em três direções.

Escota

Utilidades:

  • Unir cabos de bitolas diferentes;
  • Unir uma alça a um chicote;
  • Ligar a escota à vela de um navio;
  • Prender um cabo numa argola;
  • Hasteamento de bandeiras, para amarrá-las.

Nó Catau

Muito importante para encurtar ou esticar um cabo frouxo, cujo dois extremos estejam presos, ou seja, reduz o comprimento de uma corda sem cortá-la. Serve também para isolar alguma parte danificada da corda, sem deixá-la sob tensão.

Nó Pescador

Como o nome o indica, é o nó usado pelos pescadores para emendar suas linhas ou redes de pesca. Deve ser usado para unir cordas finas ou barbantes, pois é muito seguro. Serve também para unir duas cordas molhadas ou escorregadia.

Nó Fateixa

O Nó de Fateixa é utilizado para prender uma corda a um anel. É o nó adequado para prender âncoras ou amarras.

Nó Volta do Fiel

O Nó Volta do Fiel é vulgarmente utilizado no Pioneirismo para iniciar e terminar Amarras tal com a Amarra Quadrada, a Amarra Diagonal e a Amarra Paralela. Este nó é considerado por muitos um nó “essencial”.

Nó de Gancho

Nó de gancho é uma variedade de nó usada apenas para içar pesos muito extremos, e requer muita atenção, pois se desfaz rapidamente se não estiver sob tensão.

Volta da Ribeira

Com as mesmas funções do Volta do Fiel este nós é muito utilizado para prender cordas as estacas e como inicialização de amarras, sendo que ele é mais seguro, uma vez que quanto mais tensão aplica-se a este mais ele aperta-se.

Nó muito útil, de feitio rápido e fácil de desamarrar. É utilizado para amarrar um chicote a um mastro, árvore ou barra, ficando masi apertado e firme à medida que se coloca peso. Uma vez que é feito por uma das pontas da corda (chicote), não é útil quando há necessidade de se recuperar o cabo após a descida, sendo neste caso utilizado o volta do salteador.

Nó Ordinário

Nó muito estável, serve para unir duas cordas, mais pouco utilizado por ter muitas voltas criando desta forma um grande volume, quando molhado é difícil de desatar, muito usado para decoração por causa de sua forma simétrica.

Gostou da Explicação?

Curta, comente e compartilhe com seus amigos : )

Rafa Camargo
Fundadora Hora do Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Organizados Por Categorias

Acompanhe o Blog do Hora do Clube e explore os principais artigos que estão organizados em categorias.

© Hora do Clube  – Todos os direitos reservados