VIII. Arte de Acampar- 1
O que não devemos fazer:
Fontes:
Cuidados para conservação de cordas
É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Não é muito empregado por marinheiros por ser extremamente difícil de desfazer quando a corda está molhada. Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.
Esse Nó deve ser aprendido para nunca ser usado, é um nó que quando solicitado, pode alternar sua resposta e funcionamento, ora pode ser instável e desatar com facilidade, ora pode ser muito difícil de desfazer, tornando-se um nó inseguro, sem aplicação prática.
É um nó de utilidade geral e de aplicação comum; serve para unir cabos de mesmo diâmetro ou espessura, amarrar um pacote, prender uma atadura, rizar a vela, etc. Observe que os dois chicotes de cada um dos cabos devem entrar pela volta formada pelo outro cabo. O Nó direito é um dos nós mais básicos. Simples, fácil de fazer e firme, tem as principais características positivas de um nó. Serve para unir as pontas de duas cordas, formando uma corda maior; ou as duas pontas da mesma corda, formando uma alça. Sua maior desvantagem é que só fica firme se utilizado em cordas de material não-sintético de mesma largura. Ele também é muito utilizado para finalizar amarras.
O Nó de Cirurgião, como o nome sugere, é utilizado em casos de emergência, pois une as pontas de maneira muito estável, sendo extremamente difícil de ceder ou soltar involuntariamente. Usado pelos médicos para atar os pontos de uma incisão, é um nó direito com uma laçada a mais, por isso, é um nó mais firme. Possui a finalidade de entrelaçar o fio cirúrgico no intuito de se realizar a hemostasia e/ou a união entre as duas bordas teciduais.
Lais de Guia é um dos mais conhecidos e utilizados nós.
Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade.
O nó lais de guia tem como função principal, ajudar no resgate de pessoas afogadas, e em portos para manter os navios ancorados. Muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre
O Nó Lais de Guia Duplo é o nó de encordamento preferido dos escaladores esportivos. É que ele é bem mais fácil de soltar depois de uma queda. O Nó Lais de Guia Simples não é aconselhado, já que se afrouxa fácil demais e pode se desfazer se tracionado em três direções.
Utilidades:
Muito importante para encurtar ou esticar um cabo frouxo, cujo dois extremos estejam presos, ou seja, reduz o comprimento de uma corda sem cortá-la. Serve também para isolar alguma parte danificada da corda, sem deixá-la sob tensão.
Como o nome o indica, é o nó usado pelos pescadores para emendar suas linhas ou redes de pesca. Deve ser usado para unir cordas finas ou barbantes, pois é muito seguro. Serve também para unir duas cordas molhadas ou escorregadia.
O Nó de Fateixa é utilizado para prender uma corda a um anel. É o nó adequado para prender âncoras ou amarras.
O Nó Volta do Fiel é vulgarmente utilizado no Pioneirismo para iniciar e terminar Amarras tal com a Amarra Quadrada, a Amarra Diagonal e a Amarra Paralela. Este nó é considerado por muitos um nó “essencial”.
Nó de gancho é uma variedade de nó usada apenas para içar pesos muito extremos, e requer muita atenção, pois se desfaz rapidamente se não estiver sob tensão.
Com as mesmas funções do Volta do Fiel este nós é muito utilizado para prender cordas as estacas e como inicialização de amarras, sendo que ele é mais seguro, uma vez que quanto mais tensão aplica-se a este mais ele aperta-se.
Nó muito útil, de feitio rápido e fácil de desamarrar. É utilizado para amarrar um chicote a um mastro, árvore ou barra, ficando masi apertado e firme à medida que se coloca peso. Uma vez que é feito por uma das pontas da corda (chicote), não é útil quando há necessidade de se recuperar o cabo após a descida, sendo neste caso utilizado o volta do salteador.
Nó muito estável, serve para unir duas cordas, mais pouco utilizado por ter muitas voltas criando desta forma um grande volume, quando molhado é difícil de desatar, muito usado para decoração por causa de sua forma simétrica.
Curta, comente e compartilhe com seus amigos : )
Acompanhe o Blog do Hora do Clube e explore os principais artigos que estão organizados em categorias.
Acompanhe o Blog do Hora do Clube e explore os principais artigos que estão organizados em categorias.
© Hora do Clube – Todos os direitos reservados
WhatsApp us
2 comentários a “VIII.Arte de Acampar – Classe de Amigo”
muito massa obrigado pela ajuda e disponibilidade para esse ministério!
Equipe hora do clube agradece pelo reconhecimento o carinho que vocês tem por nós.