VIII. Arte de Acampar- 3
O Nó de oito, ou apenas nó oito é um nó de travamento (e também decorativo). Sua bela forma de 8 que lhe confere este nome. Como todo nó de travamento, serve para limitar o curso de uma corda. se esta corda passar por um obstáculo (como um olhal, um mosquetão, um moitão, uma roldana…), o nó impedirá que a corda continue correndo.
A Volta do Salteador é um nó bastante útil, porém bastante perigoso. Serve para prender uma corda de modo que uma das pontas fique presa e a outra, se puxada, desfaz o nó. Porém, alguns tipos de corda sintéticas muito lisas fazem o nó escorregar, soltando ou se desfazendo facilmente. Recomendo que se treine bastante este nó antes de submetê-lo a uma carga pesada.
O Nó Duplo é normalmente utilizado para apertar atacadores de sapatos e é fácil de atar e de desatar.
Nó de Caminhoneiro ou Nó Paulista, é utilizado na amarração de cargas ou no estiramento de cabos que necessitam grande pressão. Constitui-se de uma alça no seio do cabo que é utilizada para aplicar força, resultando no estiramento do cabo.
É um nó de utilidade geral e de aplicação comum; serve para unir cabos de mesmo diâmetro ou espessura, amarrar um pacote, prender uma atadura, rizar a vela, etc. Observe que os dois chicotes de cada um dos cabos devem entrar pela volta formada pelo outro cabo. O Nó direito é um dos nós mais básicos. Simples, fácil de fazer e firme, tem as principais características positivas de um nó. Serve para unir as pontas de duas cordas, formando uma corda maior; ou as duas pontas da mesma corda, formando uma alça. Sua maior desvantagem é que só fica firme se utilizado em cordas de material não-sintético de mesma largura. Ele também é muito utilizado para finalizar amarras.
O Nó Lais de Guia Duplo é o nó de encordamento preferido dos escaladores esportivos. É que ele é bem mais fácil de soltar depois de uma queda. O Nó Lais de Guia Simples não é aconselhado, já que se afrouxa fácil demais e pode se desfazer se tracionado em três direções.
Utilidades:
Muito importante para encurtar ou esticar um cabo frouxo, cujo dois extremos estejam presos, ou seja, reduz o comprimento de uma corda sem cortá-la. Serve também para isolar alguma parte danificada da corda, sem deixá-la sob tensão.
O Nó Volta do Fiel é vulgarmente utilizado no Pioneirismo para iniciar e terminar Amarras tal com a Amarra Quadrada, a Amarra Diagonal e a Amarra Paralela. Este nó é considerado por muitos um nó “essencial”.
Lais de Guia é um dos mais conhecidos e utilizados nós.
Nó de grande utilidade, usado para formar uma laçada não corrediça. É um de grande confiabilidade pois além de não estrangular sob pressão, é fácil de desatar. Ao executá-lo deve-se tomar cuidado uma vez que, se mal executado, desmancha-se com facilidade.
O nó lais de guia tem como função principal, ajudar no resgate de pessoas afogadas, e em portos para manter os navios ancorados. Muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros. É um laço que não corre
É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Não é muito empregado por marinheiros por ser extremamente difícil de desfazer quando a corda está molhada. Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.
Curta, comente e compartilhe com seus amigos : )
© Hora do Clube – Todos os direitos reservados