Aulas da Classe Bíblica de 10 à 12 anos do Clube de Desbravadores The Game – União Sul Brasileira
Nos vídeos não explicamos o conteúdo dos estudos, como esse estudo é diferenciado com o tema de jogos e possui uma proposta de fazer as crianças brincarem aprendendo, nós preparamos materiais e explicamos como fazer os jogos de cada estudo!
Como montar a brincadeira:
1. Imprima o tutorial e coloque a vista dos desbravadores no início do jogo
2. Encha bexigas com farinha (muitas bexigas)
3. Recorte setas brancas e setas pretas (a quantidade depende do espaço
destinado para fazer a atividade)
4. Escolha 2 percursos, o primeiro deve ser fácil e curto, o segundo deve ser longo
e com dificuldades
5. No caminho curto coloque as setas pretas indicando a direção e no caminho
longo as setas brancas
6. Em cada caminho vc deve escolher 5 pontos de parada para que as crianças
possam responder 1 pergunta em cada ponto de parada
7. Separe as perguntas que deverão ser realizadas: No caminho longo deverão
ser realizadas as perguntas do estudo 1 e no caminho curto devem ser
realizadas perguntas aleatórias e bem difíceis e absurdas como por exemplo:
quantos fios de cabelo tinha Sansão?
Como jogar:
1. Separe os desbravadores em duplas eles deverão andar unidos de costas um
pro outro pelos braços
2. Explique a brincadeira dizendo o seguinte! Pessoal as bexigas são as vidas de
vocês, e na brincadeira nós temos 2 caminhos, um que é mais curto e fácil e o
outro que é longo e com obstáculos. Vocês podem escolher qualquer caminho,
mas, deverão responder perguntas durante o percurso e sempre que errarem
a pergunta estouraremos uma bexiga que é a vida de vocês. Se acabarem a
vida de vocês antes de concluírem o percurso vcs perdem!
Não fale mais nada! Diga apenas que se alguém tiver alguma dúvida como
jogar é só olhar o tutorial, mas lembre eles de que terão apenas 2 minutos pra
concluir o percurso!
3. Deixe as crianças livres para escolherem o caminho e pegarem quantas
bexigas quiserem. Provavelmente ninguém lerá o tutorial então ninguém vai
ganhar a brincadeira.
4. Se ninguém ganhar a brincadeira escolha uma pessoa da diretoria para fazer
a atividade agora seguindo o tutorial e faça as crianças segui-lo
5. Assim que a pessoa chegar no final chame todos e faça uma roda para explicar
que a pessoa venceu.
6. Em seguida converse com as crianças a respeito do que aconteceu. Algumas
perguntas e pontos que podem ser levantados:
• Pessoal pq o fulano venceu? O que ele fez de diferente? (Leu o tutorial e seguiu
os passos)
• Pq vcs não venceram? (Pq não leram o tutorial)
• Onde estava o tutorial? Estava visível sua localização? (Estava perto, na frente)
• Pq vcs não leram o tutorial? (Pq confiamos no instrutor da brincadeira)
• Mas o instrutor passou a informação correta? (Não)
• Pessoal, a bíblia é o nosso manual, nosso tutorial, muitas vezes em nossas
vidas podemos encontrar pessoas que podem tentar nos influenciar a fazer
certas coisas que não é o certo, e muitos podem até dizer que a bíblia não
condena determinada atitude, mas, devemos tomar cuidado! Devemos estudar
a palavra de Deus por nós mesmos, devemos pedir orientação a Deus e confiar
somente na palavra de Deus! O instrutor não passou a informação correta pra
vcs, confiaram nele e ele os enganou, hoje vcs perderam apenas uma
brincadeira, mas na vida podem perder muito mais se não confiarem em Deus
e em sua palavra!
7. Faça um apelo para que sempre que tiverem dúvida estudem a bíblia que é
nosso manual e por fim faça uma oração
ROTEIRO PARA CLASSE BÍBLICA THE GAME
ESTUDO 2 – Há um impostor entre nós!
Faça o estudo com as crianças depois da Hora da Brincadeira!
Como montar a brincadeira:
1 – Baixe para o celular sons do jogo Among Us, ou use uma caixinha de som para deixar mais alto o som do celular.
2 – Separe papeizinhos com a quantidade ideal para ficar um para cada Desbravador. Em um deles escreva “impostor” e nos demais escreva “Tripulante”.
3 – Dobre os papéis, mistura bem em uma caixinha e distribua um para cada Desbravador.
4 – Fiquem em círculo para jogar.
Como jogar:
Assim que uma pessoa é eliminada, um Desbravador qualquer pode acionar o botão imaginário ao centro da roda. Feito isso todos devem votar em um Desbravador que acreditam que seja o impostor, caso acertem, o impostor é jogado para fora da nave e a equipe ganhou o jogo, se o Desbravador votado não for o impostor, a pessoa inocente é eliminada do jogo (jogada para fora da nave) e uma próxima rodada se inicia com os jogadores restantes.
O objetivo então dos tripulantes é encontrar o impostor, e o objetivo do impostor é eliminar a todos!
Aplicação:
Após o jogo terminar converse com os Desbravadores que na vidas real também estamos em uma nave que é o Planeta Terra, que nosso planeta também está sofrendo com problemas desde a entrada do pecado, por causa de um impostor que surgiu lá no céu chamado Lúcifer.
Então comece a fazer o estudo com as crianças.
ROTEIRO PARA CLASSE BÍBLICA THE GAME
ESTUDO 3 – Cooperativo ou competitivo?
MATERIAIS
PASSO A PASSO
COMO JOGAR
EX: VIU UMA CRIANÇA QUE PODERIA AJUDAR O COLEGA MAS PREFERIU DEIXÁ-LO PARA TRÁS
EXPLIQUE QUE A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL MAS DEUS NOS DEIXOU A MISSÃO DE IR E PREGAR O EVANGELHO A TODO O MUNDO, QUANDO CRISTO VOLTAR NÃO IMPORTARÁ QUEM CHEGOU PRIMEIRO, MAS SIM SE O ACEITAMOS COMO NOSSO SALVADOR E SE CUMPRIMOS A MISSÃO. EXISTEM MUITAS PESSOAS AO NOSSO REDOR QUE PRECISAM DE AJUDA, QUE PRECISAM CONHECER A DEUS E NÓS COMO CRISTÃOS DEVEMOS AJUDÁ-LAS POIS JESUS MORREU POR TODOS NÓS.
ROTEIRO PARA CLASSE BÍBLICA THE GAME
ESTUDO 4 – Steve vs Enderdragon
MATERIAIS
PASSO A PASSO
COMO JOGAR
Separe o clube em 2 equipes, coloque as caixinhas em forma de pirâmide no meio. Tire na sorte pra ver qual equipe vai começar com a bola.
A equipe que começar com a bola deve tentar acertar as caixinhas como se fosse um boliche, caso não consiga, a bola passa pra outra equipe que vai tentar acertar. Assim as equipes vão ficar revezando a bola pra acertar as caixinhas.
Quando uma das equipes acertar as caixinhas, a equipe que acertou corre até as caixinhas para tentar organizar de novo. Enquanto isso a equipe rival vai tentar atrapalhar. Eles vão pegar a bola e vão começar a queimar as pessoas da outra equipe.
Se a pessoa for queimada não poderá mais ajudar a organizar as caixinhas. Se a equipe que estiver atrapalhando conseguir queimar todos da outra equipe antes de conseguirem organizar as caixinhas o ponto é da equipe rival. Agora se a equipe que estiver organizando as caixinhas conseguir montar antes que todos sejam queimados o ponto é da equipe que derrubou as caixinhas.
Ganha a equipe que conseguir mais pontos!
ROTEIRO PARA CLASSE BÍBLICA THE GAME
ESTUDO 5 – A armadura de Deus
MATERIAIS
PASSO A PASSO
COMO JOGAR
Separe o clube em 2 equipes, nessa atividade trabalhamos sinais de pista, assim além de concluir a classe bíblia, você cumpre requisito das classes.
Casa uma das equipes devem criar uma trilha com 20 sinais de pista e no fim dela colocar o papercraft desmontado. Ao terminarem de montar a pista, uma equipe deve tentar seguir a pista do outro e ao final montar o boneco de papercraft. Ganha a equipe que montar a melhor pista e concluir o trajeto montando o boneco de papel em menos tempo.
ROTEIRO PARA CLASSE BÍBLICA THE GAME
ESTUDO 6 – Passe de batalha
MATERIAIS
COMO JOGAR
Coloque o celular em cima de uma caixinha para simular uma bomba e ligue o app. Desafie as crianças a cortar os fios antes que a bomba exploda. Depois de todos tentarem, presenteie o Desbravador ou Desbravadora que conseguiu realizar a atividade e então siga para o estudo.
© Hora do Clube – Todos os direitos reservados
WhatsApp us