ideais AVENTUREIROS

Voto dos Aventureiros

Como é e o que significa o voto dos aventureiros?

Voto

O Voto dos Aventureiros é uma promessa especial, que precisa ser muito bem compreendida antes de podermos proferi-la e vivê-la. Como um princípio de nossa organização, o Voto vai determinar nosso modo de viver e conviver, dentro do contexto do Clube de Aventureiros e, (para além dele), em todos os nossos outros relacionamentos.

POR AMOR

O amor é uma das características mais humanas que existem. Nós a herdamos de nosso Criador. Na falta de sinônimos para expressar quem é Deus, o evangelista João diz que “Deus é amor”.Coisas feitas por amor transcendem todas as demais. Pessoas se sacrificam por amor, se superam por amor, se limitam por amor. Jesus morreu por amor- não há ação mais impressionante em toda a História. Incentivar a realização de qualquer coisa “por amor” é dar-lhe uma origem muito nobre, um poder muito forte, uma capacidade muito eficiente. Outra coisa sobre o amor- amor gera amor. Amor é uma das poucas coisas que ficam maiores, se você reparte com outros. Uma curiosidade sobre o amor é que seu antônimo (0 contrário do amor) não é o ódio: é a apatia. Quando uma coisa não faz a menor diferença; é tão sem importância que a desconsideramos totalmente, será muito difícil amá-la. Por isso prometer algo, por amor, requer que consideremos e reflitamos sobre aquilo que estamos prometendo. O amor é também um sentimento intenso, o amor se importa, o amor dá (e pede) atenção. Por isso mesmo, amar uma causa ou um ministério pode levar as pessoas a realizarem verdadeiras proezas.

A Jesus

Jesus é o motivador de tudo o que se faz (ou se fez) de bem e de bom neste mundo. Seu nome tem um poder especial, você já sabe. Em nome de Jesus tanta coisa já foi feita, que mesmo as pessoas que conviveram, pessoalmente com Ele não conseguiram contar tudo.

Farei

Este é o núcleo da promessa envolvida no Voto do Aventureiro. Há 2 grupos distintos no mundo, hoje: quem faz e quem procura ou encontra feito. Quem faz as coisas acontecerem, faz diferença no mundo; o mundo evolui graças a sua contribuição. Quem apenas espera que outros façam, deixa de contribuir para a felicidade, sua e dos outros, ao seu redor. O verbo está conjugado no futuro, mas não é um futuro distante, é um futuro imediato. Do ponto de vista de uma criança, (como são a maioria dos aventureiros), seria fácil pensar que este “…farei…” seja algo para quando se esteja educado, “estudado”, “crescido”, possuidor de diplomas, cheio de status e títulos, bem sucedido, reconhecido. Pelo contrário, este “farei…” refere-se à sua e à minha próxima ação na vida; focaliza-se nas oportunidades seguinte para fazer algo. Este “farei…” é como um veredito de absolvição por tudo o que se podia ter feito e não se fez, desde que se aproveite a primeira chance disponível para fazer. Farei…é, assim, não algo para um nebuloso e incerto futuro mas, sim, a sua e a minha determinação para o “próximo presente” que encontrarmos pela frente.

Sempre

“Sempre…” indica constância e consistência; é o agora e o ontem, e o amanhã, e qualquer outro tempo que se possa imaginar. Sempre é sempre. Alguma coisa que se promete fazer sempre, indica não haver sequer a possibilidade de se deixar de cumprir a promessa, nunca. Também, não permite acomodar as situações ao nosso gosto ou à nossa conveniência- não há um tempo em que se possa escapar de uma promessa que inclua a palavra “sempre”.

O Meu

Provida a oportunidade de salvação individual do homem, Deus o há de julgar, individualmente, por aquilo que ele- não seu pai, não sua mãe, não seu irmão, não seu cônjuge, não seu pastor, não seu inimigo, não seus filhos, não seu vizinho- fez. É uma coisa muito boa para se saber: Deus deseja, de mim, apenas aquilo que eu possa dar, nada mais, nada menos. O que será que Deus deseja receber dos meninos e meninas que convivem conosco, no Clube de Aventureiros? Nada mais, nada menos do que o que sempre quis: o que cada um deles puder dar-Lhe.Nada há, mais, que pedir. Nada há, menos, também.

Melhor

Se esta palavra estivesse sozinha, isolada de todas as demais, talvez constituísse um desafio intransponível para a maioria de nós. Se fosse “… o melhor…” ao invés de ser “… o meu melhor…”, somente o primeiro do “ranking” poderia se apresentar diante de Deus.Mas quando Ele pede o meu melhor, leva em conta os meus limites e as minhas potencialidades. Avalia-me não em comparação com os outros, mas em comparação comigo mesmo, antes, durante e depois dos meus esforços.

Como trabalhar o Voto no clube

Ensinar o voto para os pequenos deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas num clube de aventureiros. As crianças precisam não só apenas decorar as palavras. Elas precisam compreender o que cada palavra significa. Então pra começar eu indico a você instrutor apresentar o voto dos aventureiros e explicar de forma geral o que ele  significa. Ou se preferir temos um vídeo com a fantoche Lica explicando, que você pode usar em seu clube:

Roda de Conversa

Após a explicação geral do Voto, o conselheiro ou instrutor da classe pode fazer uma roda de conversa para dialogar com as crianças a respeito do que entenderam. Algumas perguntas que podem ser feitas:

  • O que vocês acham que significa fazer algo por amor?
  • Vocês fazem algo por amor? Dê algum exemplo
  • Quando fazem algo por amor como se sentem?
  • E quando fazem algo por obrigação ou sem interesse, como se sentem?
  • Se você fizer um favor para sua mãe sem amor, como você acha que ela se sentiria? E como ela se sentiria se o favor tivesse sido feito por amor?
  • O que vocês entendem de fazer algo por amor a Jesus?
  • O que Jesus fez por nós?
  • Vocês acham que ele morreu na cruz por obrigação ou por amor?
  • Como você se sente em saber que Ele morreu por amor a você?
  • O que significa pra você fazer algo por amor a Jesus?
  • O que significa fazer sempre o seu melhor?
  • Não se esforçar na escola ou no clube de aventureiros é fazer o seu melhor?
  • Quando devemos fazer o nosso melhor? Será que só de vez em quando já vale? Ou será que vale fazer o melhor apenas naquilo que gosto ou que me interessa?
  • O que vocês acham que significa então o nosso voto? Por amor a Jesus farei sempre o meu melhor?

Atividade Prática

Agora que as crianças já sabem e compreenderam o significado do voto, é hora de colocarem a mão na massa e “escreverem” as palavras do voto. O significado do Voto é o primeiro requisito da pasta de abelhinhas laboriosas (6 anos). Normalmente as crianças nessa faixa etária ainda não sabem ler e portanto estão passando por um processo de alfabetização. Então você conselheiro ou instrutor pode fazer as crianças “escreverem” o voto sem precisar fazê-las pegar o lápis. A ideia é tornar esse um momento de aprendizagem que seja tranquilo e divertido. Para isso as crianças podem fazer algumas dessas atividades:

Caixa de Areia

Letras Móveis

Massinha de Modelar

Massa de bolacha

Para Casa...

Após fazer as atividades, o conselheiro ou instrutor pode fazer a atividade da pasta de abelhinhas na página 3 com as crianças no clube ou pode mandar como atividade para fazerem em casa!

Para te ajudar preparamos Materiais

Quebra Cabeça do Voto

Gostou da atividade?

Curta, comente e compartilhe com seus amigos : )

Rafa Camargo
Fundadora Hora do Clube

9 comentários a “Voto dos Aventureiros”

Sim. A forma lúdica de ensinar é muito legal. Gostei bastante pois, temos muita criatividade para colocar em prática como palavras cruzadas com o voto, carta enigmática, complete a frase com letrinhas tiradas de dentro da caixa e muitas outras maneiras. Obrigada valeu! Rosilene Vasconcelos

Muito legal as ideias. Vou utilizar no clube que ainda não tem nome, pois estamos no processo de formação, num projeto em parceria com a Secretaria de Juventude da cidade de Pedreiras- Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Organizados Por Categorias

Acompanhe o Blog do Hora do Clube e explore os principais artigos que estão organizados em categorias.

© Hora do Clube  – Todos os direitos reservados