Aulas da Classe Bíblica de 10 à 12 anos do Clube de Desbravadores The Game – União Sul Brasileira

Estudo The Game - 10 a 12 anos

Nos vídeos não explicamos o conteúdo dos estudos, como esse estudo é diferenciado com o tema de jogos e possui uma proposta de fazer as crianças brincarem aprendendo, nós preparamos materiais e explicamos como fazer os jogos de cada estudo! 

Estudo 1 - Quem não lê o tutorial não passa de fase!

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Como montar a brincadeira:

1. Imprima o tutorial e coloque a vista dos desbravadores no início do jogo
2. Encha bexigas com farinha (muitas bexigas)
3. Recorte setas brancas e setas pretas (a quantidade depende do espaço
destinado para fazer a atividade)
4. Escolha 2 percursos, o primeiro deve ser fácil e curto, o segundo deve ser longo
e com dificuldades
5. No caminho curto coloque as setas pretas indicando a direção e no caminho
longo as setas brancas
6. Em cada caminho vc deve escolher 5 pontos de parada para que as crianças
possam responder 1 pergunta em cada ponto de parada
7. Separe as perguntas que deverão ser realizadas: No caminho longo deverão
ser realizadas as perguntas do estudo 1 e no caminho curto devem ser
realizadas perguntas aleatórias e bem difíceis e absurdas como por exemplo:
quantos fios de cabelo tinha Sansão?

 

Como jogar:

1. Separe os desbravadores em duplas eles deverão andar unidos de costas um
pro outro pelos braços

2. Explique a brincadeira dizendo o seguinte! Pessoal as bexigas são as vidas de
vocês, e na brincadeira nós temos 2 caminhos, um que é mais curto e fácil e o
outro que é longo e com obstáculos. Vocês podem escolher qualquer caminho,
mas, deverão responder perguntas durante o percurso e sempre que errarem
a pergunta estouraremos uma bexiga que é a vida de vocês. Se acabarem a
vida de vocês antes de concluírem o percurso vcs perdem!
Não fale mais nada! Diga apenas que se alguém tiver alguma dúvida como
jogar é só olhar o tutorial, mas lembre eles de que terão apenas 2 minutos pra
concluir o percurso!

3. Deixe as crianças livres para escolherem o caminho e pegarem quantas
bexigas quiserem. Provavelmente ninguém lerá o tutorial então ninguém vai
ganhar a brincadeira.

4. Se ninguém ganhar a brincadeira escolha uma pessoa da diretoria para fazer
a atividade agora seguindo o tutorial e faça as crianças segui-lo

5. Assim que a pessoa chegar no final chame todos e faça uma roda para explicar
que a pessoa venceu.

6. Em seguida converse com as crianças a respeito do que aconteceu. Algumas
perguntas e pontos que podem ser levantados:
• Pessoal pq o fulano venceu? O que ele fez de diferente? (Leu o tutorial e seguiu
os passos)
• Pq vcs não venceram? (Pq não leram o tutorial)
• Onde estava o tutorial? Estava visível sua localização? (Estava perto, na frente)
• Pq vcs não leram o tutorial? (Pq confiamos no instrutor da brincadeira)
• Mas o instrutor passou a informação correta? (Não)
• Pessoal, a bíblia é o nosso manual, nosso tutorial, muitas vezes em nossas
vidas podemos encontrar pessoas que podem tentar nos influenciar a fazer
certas coisas que não é o certo, e muitos podem até dizer que a bíblia não
condena determinada atitude, mas, devemos tomar cuidado! Devemos estudar
a palavra de Deus por nós mesmos, devemos pedir orientação a Deus e confiar
somente na palavra de Deus! O instrutor não passou a informação correta pra
vcs, confiaram nele e ele os enganou, hoje vcs perderam apenas uma
brincadeira, mas na vida podem perder muito mais se não confiarem em Deus
e em sua palavra!

7. Faça um apelo para que sempre que tiverem dúvida estudem a bíblia que é
nosso manual e por fim faça uma oração

 

Estudo 2 - Temos um impostor entre nós!

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ESTUDO  2 – Há um impostor entre nós!

 

Faça o estudo com as crianças depois da Hora da Brincadeira!

Como montar a brincadeira:

1 – Baixe para o celular sons do jogo Among Us, ou use uma caixinha de som para deixar mais alto o som do celular.

2 – Separe papeizinhos com a quantidade ideal para ficar um para cada Desbravador. Em um deles escreva “impostor” e nos demais escreva “Tripulante”.

3 – Dobre os papéis, mistura bem em uma caixinha e distribua um para cada Desbravador.

4 – Fiquem em círculo para jogar.

Como jogar:

  • Como ser tripulante: Precisa sobreviver até o fim da partida, e precisa acusar o impostor corretamente. Se o impostor piscar com um dos olhos para você, então foi eliminado.
  • Como ser impostor: Precisa matar todos os tripulantes, precisa escapar de acusações. Para eliminar alguém pasta piscar com um dos olhos para a pessoa escolhida.


Assim que uma pessoa é eliminada, um Desbravador qualquer pode acionar o botão imaginário ao centro da roda. Feito isso todos devem votar em um Desbravador que acreditam que seja o impostor, caso acertem, o impostor é jogado para fora da nave e a equipe ganhou o jogo, se o Desbravador votado não for o impostor, a pessoa inocente é eliminada do jogo (jogada para fora da nave) e uma próxima rodada se inicia com os jogadores restantes.

O objetivo então dos tripulantes é encontrar o impostor, e o objetivo do impostor é eliminar a todos!

Aplicação:

Após o jogo terminar converse com os Desbravadores que na vidas real também estamos em uma nave que é o Planeta Terra, que nosso planeta também está sofrendo com problemas desde a entrada do pecado, por causa de um impostor que surgiu lá no céu chamado Lúcifer.

Então comece a fazer o estudo com as crianças.

Estudo 3 - Cooperativo ou competitivo?

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ESTUDO  3 – Cooperativo ou competitivo?

MATERIAIS

  • BEXIGAS COLORIDAS
  • PERGUNTAS, DICAS E RESPOSTAS DO ESTUDO IMPRESSAS
  • FITA ADESIVA
  • BARBANTE
  • CORDA
  • MOSQUETÃO

PASSO A PASSO

  1. SELECIONE 5 ATIVIDADES PARA FAZER EM CADA ETAPA DO PERCURSO (ALGUMAS IDEIAS)
  • CARRINHO DE MÃO
  • CAMA DE GATO
  • ESTOURE A BEXIGA CERTA
  • FAÇA UM NÓ DE SALVAMENTO
  • FALSA BAIANA
  1. FAÇA ESSA ATIVIDADE EM UM LOCAL COM BASTANTE ESPAÇO
  2. ESCOLHA 5 PONTOS DE PARADA, 1 PARA CADA ATIVIDADE
  3. SEPARE 1 INSTRUTOR PARA CADA PONTO DE PARADA
  4. COLOQUE 1 PERGUNTA EM CADA PONTO DE PARADA JUNTO COM A RESPOSTA CERTA, A ERRADA E A DICA
  5. PREPARE AS ATIVIDADES DE CADA PONTO DE PARADA

COMO JOGAR

  1. COLOQUE TODOS OS DESBRAVADORES JUNTOS E EXPLIQUE QUE NESSA BRINCEDEIRA ELES PRECISARÃO CONCLUIR O PERCURSO, TERÃO 5 PONTOS DE PARADA E EM CADA PONTO PRECISARÃO FAZER ALGO E RESPONDER CORRETAMENTE UMA PERGUNTA; CASO ERREM A PERGUNTA OU A ATIVIDADE DEVEM VOLTAR AO INÍCIO DO JOGO
  2. APÓS O APITO DEIXE AS CRIANÇAS COMEÇAREM O PERCURSO E CADA INSTRUTOR DEVE OBSERVAR QUEM ESTÁ PULANDO FASE, QUEM AJUDA O COLEGA, QUEM ESTÁ PENSANDO APENAS EM SI MESMO, QUEM ESTÁ SENDO PERSEVERANTE ETC
  3. APÓS TODOS CONCLUÍREM O PERCURSO O INSTRUTOR DA CLASSE BÍBLICA DEVE CONVERSAR A RESPEITO DO TEMA DO ESTUDO BÍBLICO. PASSE O ESTUDO DA LIÇÃO E FAÇA LINKS DO QUE VIU AS CRIANÇAS FAZENDO COM O PLANO DA SALVAÇÃO E A CAMINHADA CRISTÃ

EX: VIU UMA CRIANÇA QUE PODERIA AJUDAR O COLEGA MAS PREFERIU DEIXÁ-LO PARA TRÁS

EXPLIQUE QUE A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL MAS DEUS NOS DEIXOU A MISSÃO DE IR E PREGAR O EVANGELHO A TODO O MUNDO, QUANDO CRISTO VOLTAR NÃO IMPORTARÁ QUEM CHEGOU PRIMEIRO, MAS SIM SE O ACEITAMOS COMO NOSSO SALVADOR E SE CUMPRIMOS A MISSÃO. EXISTEM MUITAS PESSOAS AO NOSSO REDOR QUE PRECISAM DE AJUDA, QUE PRECISAM CONHECER A DEUS E NÓS COMO CRISTÃOS DEVEMOS AJUDÁ-LAS POIS JESUS MORREU POR TODOS NÓS.

Estudo 4 - Steve vs Enderdragon

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ESTUDO  4 – Steve vs Enderdragon

MATERIAIS

  • Caixinhas
  • Bola pequena

PASSO A PASSO

  • Baixe o arquivo das caixinhas e monte

COMO JOGAR

Separe o clube em 2 equipes, coloque as caixinhas em forma de pirâmide no meio. Tire na sorte pra ver qual equipe vai começar com a bola. 

A equipe que começar com a bola deve tentar acertar as caixinhas como se fosse um boliche, caso não consiga, a bola passa pra outra equipe que vai tentar acertar. Assim as equipes vão ficar revezando a bola pra acertar as caixinhas.

Quando uma das equipes acertar as caixinhas, a equipe que acertou corre até as caixinhas para tentar organizar de novo. Enquanto isso a equipe rival vai tentar atrapalhar. Eles vão pegar a bola e vão começar a queimar as pessoas da outra equipe.

Se a pessoa for queimada não poderá mais ajudar a organizar as caixinhas. Se a equipe que estiver atrapalhando conseguir queimar todos da outra equipe antes de conseguirem organizar as caixinhas o ponto é da equipe rival. Agora se a equipe que estiver organizando as caixinhas conseguir montar antes que todos sejam queimados o ponto é da equipe que derrubou as caixinhas.

Ganha a equipe que conseguir mais pontos!

Estudo 5 - A armadura de Deus

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ESTUDO  5 – A armadura de Deus

MATERIAIS

  • PaperCraft da armadura de Deus (link para download no final da página)

PASSO A PASSO

  • Baixe o arquivo do Papercraft

COMO JOGAR

Separe o clube em 2 equipes, nessa atividade trabalhamos sinais de pista, assim além de concluir a classe bíblia, você cumpre requisito das classes. 

Casa uma das equipes devem criar uma trilha com 20 sinais de pista e no fim dela colocar o papercraft  desmontado. Ao terminarem de montar a pista, uma equipe deve tentar seguir a pista do outro e ao final montar o boneco de papercraft. Ganha a equipe que montar a melhor pista e concluir o trajeto montando o boneco de papel em menos tempo.

Estudo 6 - Passe de Batalha

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ESTUDO  6 – Passe de batalha 

MATERIAIS

  • Um celular para baixar o app.

COMO JOGAR

Coloque o celular em cima de uma caixinha para simular uma bomba e ligue o app. Desafie as crianças a cortar os fios antes que a bomba exploda. Depois de todos tentarem, presenteie o Desbravador ou Desbravadora que conseguiu realizar a atividade e então siga para o estudo.

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